A princípio quando pensamos no termo "tinta" em geral podemos dizer que é uma substância química encontrada em forma líquida, viscosa ou simplesmente  sólida/pó, onde a sua aplicação fundamenta-se na ideia de criar uma fina camada em consolidação a um substrato até mesmo converter num filme sólido opaco.

Certamente, as tintas são comumente usadas em função da projeção de cor a um determinado objeto e/ou superfícies e consequentemente a sua proteção. Além disso é importante falar sobre os processos pertinentes a sua aplicação, como por exemplo o processo de pintura eletrostática em pó, que promove a aplicação de tintas do tipo epóxi e poliéster por exemplo, através de um pistola eletrostática que dispara a tinta em pó e seus cartuchos carregam eletricamente os que seriam as suas partículas.

O texto acima "Característica de uma pintura eletrostática" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.